Por que estabelecer uma estratégia web para o seu site?

Por que estabelecer uma estratégia web para o seu site?

Este acrônimo é frequentemente usado por especialistas em marketing na web. Os sites que aplicam essas práticas são mais propensos a serem apresentados pelos motores de busca e a aparecer nos principais resultados de pesquisa em portais como Google, Bing ou Yahoo. Isso também é referido como referência orgânica, que serve para melhorar o impacto do site, sem ter que pagar os mecanismos de busca para aparecerem primeiro (indexação paga como o Adwords).

Um site que não está otimizado terá dificuldade em se notar e, portanto, receber visitantes. Esses métodos de otimização de sites podem ser usados ​​no site e fora do site. O SEO é complexo e acessível a todos, no sentido de que os especialistas podem aplicar as técnicas para qualquer tipo de site.

Escusado será dizer que o objetivo principal de um site é transmitir sua mensagem e receber muitos visitantes. Claro, seria ótimo se essas duas coisas acontecessem naturalmente, mas como as coisas são agora, tal não é o caso. A Internet contém milhões, se não bilhões de sites e como resultado, os mecanismos de pesquisa que funcionam para orientar os visitantes precisam de pistas e marcadores para saber como classificar esses sites e priorizar o conteúdo relevante de acordo com as palavras-chave que estão escritas na barra de pesquisa pelos usuários.

Por esse motivo, é muito importante estabelecer uma estratégia na web. Sem ele, seu site terá problemas para se destacar e garantir uma posição invejável dentro dos resultados da pesquisa.

Quais são as práticas recomendadas que devem ser usadas para uma estratégia de SEO?

Google, Bing e Yahoo possuem algoritmos que levam em consideração centenas de fatores para analisar o conteúdo de um site. Uma vez que sua “receita” não é tornada pública, existem várias técnicas e até mesmo escolas de pensamento sobre o que deve ser apresentado para ter conteúdo otimizado. No entanto, os especialistas concordam em certas práticas, das quais estes são os principais aspectos:

Classificando o conteúdo com o uso de cabeçalhos

Os títulos são usados ​​para dizer aos mecanismos de busca quais assuntos são abordados em cada página. Esses cabeçalhos vêm com uma etiqueta que indica o nível de importância deste texto específico em relação ao assunto da página. As tags são classificadas em ordem, de h1 a h6, sendo h1 o título principal da página. Para títulos que se referem fortemente ao assunto, as tags h2 e h3 devem ser usadas.

Usando fotos

Além do aspecto estético que eles trazem para o site, as imagens também desempenham um papel na otimização de sites. Um dos principais aspectos que os motores de busca consideram é a quantidade de tempo que as pessoas gastam em um site. Uma vez que foi comprovado que as páginas com fotos atraem mais pessoas e que passam mais tempo no site, essa técnica simples deve ser parte de sua estratégia.

Além disso, as pessoas também podem encontrar seu site através da busca de imagens. Para fazer isso, as fotos devem ser devidamente marcadas e devem ter um texto de substituição que descreva o conteúdo da foto.

Não se esqueça de usar imagens de alta qualidade para as quais você tenha os direitos de uso.

Palavras-chave

Cada página deve receber uma palavra-chave e um campo semântico girando em torno da referida palavra-chave, para que o assunto da página seja muito claro.

Algumas pessoas afirmam que a palavra-chave deve ser colocada no primeiro parágrafo do texto, enquanto outros sugerem que seja colocada de forma estratégica, seja nos títulos ou como texto âncora (hiperlink).

Qualidade de conteúdo do site

Se a mensagem é interessante e bem escrita, as pessoas passarão mais tempo e quer clicar em mais páginas. Este aspecto é muito importante e as ferramentas de busca levam em consideração.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *